Leitura orientada
Contos Viajantes
2025-2026
janeiro
Em dezembro os contos não viajaram, integrara-se nas atividades de Natal e os alunos intervencionados pelo projeto vieram à escola sede assistir a um espetáculo.
Já em janeiro voltamos às sessões habituais: primeiro Vila de Frades, depois Selmes e Pedrógão.
Em janeiro, a partir do livro O ladrão do sol de Alice Hemming/Nicola Slater, os alunos puderam por a prova os seus conhecimentos sobre o sol e aindaziguezaguiaram com os números, mostrando como são fortes nas operações aritméticas.
Já os alunos do pré-escolar de Selmes foram apanhar uma estrela e os de Pedrogão organizaram uma orquestra (a orquestra da chuva ) a partir do poema Chuva de Luísa Ducla Soares.
Atividades janeiro em fotos
Novembro
A BE e a BM iniciaram este ano o projeto com atividades diferentes.
Enquanto os alunos do 1º ciclo de Selmes e os do 1º e 2º ano de Vila de Frades trabalharam com a professora bibliotecária (Cristina Ramos) as suas caraterísticas fisicas e psicológicas de um modo positivo, a partir do livro Orelhas de Borboleta, de Luísa Aguilar e André Neves, os alunos do 1º ciclo de Pedrógão e os de 3º e 4º ano, com a monitora da BM (Marília Cenrada), lançaram-se na abordagem da pintura a aguarelas a partir do livro Quem comeu o Steve? de Susannah Lloyd/ Kate Hindley
Em Vila de Frades, enquanto alguns alunos do 3º e 4º ano terminavam a atividade, outros resolveram homenagear o cante alentejano.
Atividades de novembro em fotos
Contos Viajantes
2024-2025

O seu a seu dono
Inspirada na atividade O seu a seu dono publicada nos Recursos do site da RBE trabalha a autoria e propriedade intelectual. Para isso, a partir do livro Eu só, só eu de Ana Saldanha, ed. Caminho explicamos:
- as partes do livro - textual, pré e pós textual
- a autoria, neste caso literária e artística
Depois pedimos aos alunos para elaborarem um trabalho plástico sobre a história lida e compilamos o trabalho em livro.
Este trabalho foi feito em contexto de sala de aula com os alunos do pré-escolar da escola de Pedrógão, com os alunos do 1º e 2º ano das escolas de Vila de Frades e Selmes

Mundos diferentes
O texto de Álvaro Magalhães "O Brincador" é riquíssimo a nível de vocabulário e nele podemos escolher palavras do mundo dos adultos e do mundo das crianças. Quais são? E se com elas construíssemos uma história?
Atividade trabalhada em contexto de sala de aula com os alunos da EB1 de Selmes
(Esta sessão foi inspirada numa atividade de Cristina Taquelim)

Pinto Pintão
"As moedas de ouro do Pinto Pintão" de Alice Vieira, ed. Caminho, foi o ponto de partida para trabalhar múltiplos valores, bem como a escrita.
Mas afinal que atividade desenvolvemos? Cá vai:
(atividade desenvolvida em sala de aula)


Direitos Humanos: refletir e intervir
A partir da leitura do livro Todos nós nascemos livres: Declaração Universal dos Direitos Humanos e de algumas pesquisas, os alunos trabalharam os direitos humanos, refletindo e escolhendo aquele que para eles era mais importante.
Depois, seguiram-se atividades de ilustração, chamando-se atenção para a diversidade de estilos dos ilustradores que compuseram as ilustrações do livro.
Esta atividade culminou com uma caminhada pelo concelho com o intuito de chamar a atenção para todas as crianças que ainda não usufruem destes direitos.
A atividade foi desenvolvida pela BE e nas aulas de Cidadania do 6º ano.

